5 Apps para Aprender a Fazer Crochê - Informe Agora

5 Apps para Aprender a Fazer Crochê

Com a internet, ficou ainda mais prático e acessível para aprender crochê. Uma forma de artesanato atemporal, com alto valor artístico. A técnica de crochê utiliza uma combinação de pontos e padrões, feitos por linha e agulha com um gancho na ponta para criar peças variadas. É uma verdadeira arte, pois é um trabalho manual que leva tempo e persistência para conseguir chegar ao resultado final.

Hoje em dias as peças de crochê estão bastante populares no mundo todo. O crochê tornou-se tendência nos desfiles, vitrines e nas redes sociais, e as peças possuem um alto valor devido ao seu caráter artesanal. O Amigurumi está bastante popular no mundo todo. Essa técnica japonesa permite a criação de pelúcias, bonequinhos, com pontos de tricô ou crochê. As peças fazem sucesso no Japão, mas sua popularidade chegou também em diversas regiões do mundo, e sua utilidade é bastante variadas. Pode ser feito brinquedos para crianças, objetos decorativos, chaveiro e muitos outros. Basta seguir sua criatividade e personalizar da melhor forma.

Ao aprender a fazer suas próprias peças de crochê, você pode economizar bastante e ainda conseguir uma renda extra, vendendo seus produtos. Além disso, a atividade de crochê é uma ótima pedida para passar o tempo, uma maneira de alimentar a criatividade e ainda gerar benefícios para a saúde mental e emocional.

Nesse artigo, separamos as melhores formas para você aprender as técnicas de crochê de maneira online e gratuita. Confira as recomendações dos aplicativos que oferecem tutoriais, dicas e passo a passo para que você possa criar lindas peças de crochê.

A evolução do crochê

A origem do crochê é um mistério, algumas pessoas dizem que surgiu na China, enquanto outros apontam que surgiu nas culturas árabes e sul-americanas. No século XVI, começaram a aparecer alguns padrões rudimentares de crochê. Já no século XIX, o crochê começou a ganhar popularidade na Europa, como uma atividade para mulheres da alta sociedade passarem o tempo

No mesmo século, os padrões de crochês começaram a ser registrados em livros e revistas, o que deixou mais formal. Ao longo dos anos, as técnicas avançaram para a criação de mais complexos e ornamentados padrões. No século XX, o crochê ganhou espaço na indústria da moda e até hoje as peças de crochê são incorporadas nas coleções, nos desfiles e nas vitrines. A beleza do crochê é considerada atemporal, sempre na moda, principalmente com a valorização do trabalho à mão e com o compartilhamento de projetos e peças nas redes sociais.

Formou-se até uma comunidade online, na qual se compartilham projetos, dicas e diversos aprendizados no mundo do crochê. O que pode ser perfeito para quem tem interesse em aprender e até para pessoas que querem aprender por diversos motivos, como para vender suas obras.

Um fato interessante, é que cada país, cada região tem uma forma próprio de estilo de crochê, dando toques únicos nas peças e refletindo mesmo a cultura do local. O resultado disso são peças únicas, que representam diferentes localidades e sua contribuição para a arte do crochê.

Atualmente, o crochê está bastante popular em tendências de sustentabilidade. Há diversas alternativas sustentáveis e inovadoras, como a utilização de fios sustentáveis e práticas de reciclagem têxtil. Essa onda de conscientização ambiental é um movimento muito importante para o meio ambiente

Como ganhar dinheiro com crochê?

Já pensou em fazer dinheiro com peças de crochê? É uma ótima opção para pessoas que gostam dessa arte, pois as peças costumam ser bem valorizadas devido ao trabalho manual e caráter artístico. Você pode aprender a técnica de crochê, praticar e começar a vender suas peças. Existem diversas formas de ganhar dinheiro com crochê, veja algumas delas:

Vendas de peças: crie e venda peças de crochê acabadas, como cachecóis, toucas, luvas, cobertores e itens de decoração. Utilize plataformas online como Etsy, Mercado Livre, ou até mesmo redes sociais para comercializar seus produtos;

Encomendas Personalizadas: ofereça serviços de encomendas personalizadas, permitindo que os clientes escolham cores, tamanhos e padrões específicos para atender às suas preferências;

Aulas e Tutoriais: ministre aulas de crochê para iniciantes. Isso pode ser feito localmente ou online por meio de plataformas como Zoom, YouTube ou cursos online especializados;

Padrões e Tutoriais Online: crie e venda seus próprios padrões de crochê. Você pode comercializá-los em sites como Ravelry ou Etsy. Além disso, considere criar tutoriais em vídeo para acompanhar os padrões;

Participação em Feiras e Mercados Locais: participe de feiras de artesanato locais, mercados de agricultores ou eventos comunitários para expor e vender seus produtos de crochê;

Blog ou Vlog de Crochê: você pode começar a produzir conteúdo digital sobre crochê. Inicie um blog ou canal no YouTube dedicado ao crochê, assim você pode monetizá-lo por meio de anúncios, patrocínios e parcerias;

Venda de Materiais e Kits: além de vender produtos acabados, ofereça materiais de crochê e kits para iniciantes.

Conheça apps para aprender crochê de graça

1. Crochê – Tricô – Bordado – Mac

O app oferece padrões para você aprender e praticar crochê, são centenas de vídeos com tutoriais, ensinando a fazer crochê. Além disso, também tem padrões de tricô, macramê e bordados. Há opção de aprender a fazer peças de roupas como: chapeús, lenços, cobertores, luvas e muitos outros. As aulas são reproduzidas pela YouTube, por isso precisa ter conexão com a internet.

Disponível no Google Play

2. Crochet Crafts Tips Yarn Love

Esse aplicativo é ótimo para aprender crochê, pois você pode aprender diversos modelos de cobertor, echarpe e muitos outros. Você pode começar com os projetos mais simples, para ir avançando para técnicas mais sofisticadas e melhor o seu desempenho. As explicações são simples, você pode assistir as aulas várias vezes, voltar algum momento e aprender no seu próprio ritmo. Desse jeito, você não precisa fazer um grande investimento para começar a aprender porque o aplicativo é gratuito e conta com diversos tutoriais.

Disponível no App Store.

3. Crochet Genius – Learn crochet

O app traz as tendências mais populares do crochê, para que você aprenda a fazer amigurumi, acessórios e diversas peças fofas. Também oferece inspirações, modelos e padrões de graça na plataforma, perfeito para te dar ideias. Os vídeos oferecem tutorial completo, com instruções detalhadas, mas se você quiser seguir seu próprio modelo, o aplicativo ainda oferece recurso para contabilizar o seu progresso. Além disso, você pode personalizar o seu projeto e ainda importar um projeto em PDF para o app.

Disponível no Google Play

4. Aulas gratuitas no YouTube

No aplicativo, você pode encontrar diversos tutoriais gratuitos, aulas completas e dicas de crochê. É uma ótima opção para iniciantes, porque há artesãs que criam conteúdo gratuito na plataforma para compartilhar seus conhecimentos. A variedade de conteúdo é realmente impressionante, basta pesquisar as palavras-chaves relativos ao que você quer aprender no momento e navegar pelos vídeos disponíveis. Além disso, há recursos como acelerar ou desacelerar o vídeo, para que você aprenda no seu ritmo.

5. Patternum – Criador de padrão

Esse aplicativo  oferece o recurso de criação de modelos de tricô e croché, assim você pode criar de maneira simples e rápida. Esses modelos podem ser usados para quem faz bordados em tricô ou crochê e ainda podem ser salvos em PDF. O app oferece também detalhes dos modelos, informações como tamanho, medidor, glossário, linhas, agulhas e criador de detalhes técnicos. No final, após criar o seu modelo, você pode deixar privado ou publicá-lo para que mais pessoas vejam.

Disponível no App Store.

Gostou do conteúdo?

O crochê é uma arte muito popular nos dias de hoje. Dá para fazer diversas peças exclusivas e personalizadas, seja para uso próprio ou para comercializar. O Informe Agora trouxe as melhores recomendações de aplicativos para que você possa aprender a técnica de crochê de maneira gratuita e online.

Inscreva-se na nossa newsletter

Seja notificado quando houver conteúdo novo

Veja mais

Posts Relacionados